terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dokken: 25 anos de Back For The Attack

Dokken – Back For The Attack
Lançado em 27 de novembro de 1987
O Dokken recebia atenção redobrada a cada álbum que lançava. Tooth And Nail e Under Lock And Key já haviam, cada um, conquistado disco de platina nos Estados Unidos. As turnês estavam se tornando maiores, com o grupo oscilando entre atração principal e ato de abertura de gigantes como AC/DC, Dio, Judas Priest, Scorpions e Aerosmith.
Back For The Attack, quarto lançamento da banda, potencializou o sucesso já conquistado anteriormente. As gravações tiveram início em dezembro de 1986 e em três meses o single de “Dream Warriors” já chegava. A canção, maior responsável pelo tamanho êxito comercial do play, foi lançada antes porque faria parte do terceiro filme da série A Hora Do Pesadelo, de Freddy Krueger, que levou o nome da música em português: Os Guerreiros Dos Sonhos.
Musicalmente, a proposta aqui continua a mesma. O Dokken continuou apostando na sonoridade diferenciada que estava no limite entre o Hard Rock oitentista e farofeiro e o Heavy Metal de sustância. Os caras sabem, como ninguém, aliar riffs pesados e instrumental trabalhado com melodias grudentas e refrões bem acessíveis.
Don Dokken, cantando como nunca, chega até a exagerar em alguns (poucos) momentos. Algo que nunca poderia acontecer hoje em dia, visto que soa voz e seu fôlego não existem mais. George Lynch, inspirado e amadurecido, faz o seu melhor trabalho com a banda até então. O guitarrista transborda criatividade e técnica. A cozinha de Jeff Pilson e “Wild” Mick Brown, como sempre, se mostra uma das mais eficientes do Hard Rock. Isso pode ser comprovado ao vivo, já que guitarra base não faz falta na presença desses dois.
O único defeito de Back For The Attack é ter muitas faixas e seu tempo de duração ultrapassar os 60 minutos, o que pode tornar a audição integral enjoativa de vez em quando. Mas vale ressaltar que, ao meu ver, não há nenhum filler por aqui.
Back For The Attack é o lançamento de maior sucesso do Dokken até hoje, sendo que “Dream Warriors” se responsabiliza bastante por essa repercussão. Além desta, outros três singles foram lançados: “Burning Like A Flame”, “Heaven Sent” e “Prisoner”. O álbum adquiriu disco de platina rapidamente nos Estados Unidos, mas ainda se responsabilizou por feitos inéditos na carreira do grupo: entrou nas paradas suecas (19ª posição), suíças (25ª posição) e britânicas (96ª posição). A turnê ainda rendeu um registro ao vivo, gravado no Japão: Beast From The East.
Infelizmente, se trata do último play a ser lançado com a formação original até a (falha) reunião em 1995. A banda se dissolveu em 1988, em decorrência das brigas que tinham, principalmente, Don Dokken e George Lynch como pivôs. Don investiu numa carreira solo, George e Mick montaram o Lynch Mob e Jeff passou por várias bandas e projetos, como Dio e McAuley Schenker Group.
Entre os destaques, estão a já citada “Dream Warriors”, a melhor do registro; a pauleira “Kiss Of Death” e seu refrão imbatível; a arrastada semi-balada “Heaven Sent”; a roqueira “Cry Of The Gypsy”; a grudenta “Prisoner” e a matadora faixa instrumental “Mr. Scary”. No mais, Back For The Attack é um clássico do Hard n’ Heavy.
Don Dokken (vocal)
George Lynch (guitarra, violão)
Jeff Pilson (baixo)
Mick Brown (bateria, percussão)
01. Kiss Of Death
02. Prisoner
03. Night By Night
04. Standing In The Shadows
05. Heaven Sent
06. Mr. Scary
07. So Many Tears
08. Burning Like A Flame
09. Lost Behind The Wall
10. Stop Fighting Love
11. Cry Of The Gypsy
12. Sleepless Nights
13. Dream Warriors
Fonte: http://www.vandohalen.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário